Sonhos, lágrimas e persistência: a desafiadora jornada da Assembleia de Deus Zona Norte.
Essa história começa com o chamado de Deus a um humilde homem na foz do Rio Araguari, o nome dele? Dimas Leite Rabelo, quando ele era um simples comerciante, um humilde trabalhador e pai de família, em um pequeno município no interior do Amapá. Ele aceitou Jesus em seu coração e largou tudo e foi viver o chamado de Deus em sua vida com sua esposa e filhinhos. Era o início de um longo e desafiador sonho que ele guardava em seu coração. E sem olhar pra trás ele foi! E tantas são as memórias daquele passado distante, com a sua família na lancha e Jesus à frente. A lama cobrindo o tornozelo, a lamparina, os poucos crentes, mas a esperança renovada dia após dia na promessa que está escrita em 1Ts 5.24 "Aquele que me chamou é fiel e há de realizar aquilo que prometeu". A palavra do evangelho a pregar, almas a Jesus buscar, dificuldades, problemas e obstáculos a superar. Memórias daquelas noites mal dormidas, quando o Pastor Dimas chorava aos pés de Deus e pedia proteção, guarda e providência para sua família. Do sonho que não vinha, na esperança que renascia com o raiar de um novo dia.
O Pastor Dimas Rabelo presidiu os campos de Cutias do Araguari, Mazagão e Ferreira Gomes, mas a vontade de Deus na vida do Pastor Dimas o trouxe de volta a Macapá. E assim, ele e sua família chegam a Macapá, no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte, no dia 10/12/1988. Ele chegou com a sua esposa e seus filhinhos, e enfrentou muitas dificuldades no início da obra no bairro Jardim Felicidade. Em um lugar no fim da cidade, onde não havia luz elétrica, água tratada, na periferia de Macapá, o sonho recomeçava. Foi Deus quem quis assim. Mas nada apagou ou impediu a sua fé e esperança.
A Pastora Clarice Rabelo, esposa do Pastor Dimas, assumiu a direção do Círculo de Oração, e desde então está a frente desse lindo e crescente círculo de oração, que depois passou a se chamar de UCIAMA, União de Círculos de Oração de Mulheres Assembleiana em Macapá. A pequena igrejinha logo ficou pequena por contra do trabalho e dinamismo deste humilde servo de Deus. E por conta disso foi preciso construir um templo maior.
No dia 06.06.1989 um novo templo em alvenaria, bem maior e mais confortável, foi inaugurado pelo Pastor Dimas Leite Rabelo na Avenida Antônio Carlos Reis, número 3202, no Jardim Felicidade. Foi o Pastor Dimas que fundou e implantou essa igreja, que até então se chamava de "Assembleia de Deus do Jardim Felicidade". A sede desse novo trabalho foi inaugurada trazendo um novo rumo, novas perspectivas e congregando uma juventude bem maior. Surgia assim a primeira congregação e os primeiros conjuntos: Novas de Paz e Fonte da Vida que formavam a recém-criada UMADJAFE – União de Mocidade da Assembleia de Deus do Campo Jardim Felicidade.
Em 1999 a Assembleia de Deus do Jardim Felicidade passa a se chamar de Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá com a criação de seu CNPJ, estatuto e brasão próprios. Com um novo rumo e novos desafios. Já eram 8 congregações. Vivíamos uma nova arrancada. Os poucos crentes se multiplicavam a cada ano. Novos desafios, grandes congressos e multidões se voltavam para Jesus Cristo. Em 2001, o crescimento, a expansão, novas metas. Já eram cerca de 15 congregações. Muitos jovens e a nova sigla surgia: UJÃMA – União de Jovens Assembleianos em Macapá.
No dia 02/11/2003, às oito horas e trinta minutos, teve início a Construção da Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte, o maior templo das Assembleias de Deus no Amapá. Os obreiros se multiplicavam e membros se levantavam para apoiar uma geração que nasceu para avançar com muito avivamento. Em 20 de novembro de 2009 surge a COMADEZON fundada pelo Pastor Dimas Leite Rabelo. E com ela vem a expansão! Um novo tempo de vitória com a criação da nova Convenção que surge no Amapá: a COMADEZON, Convenção de Ministros e Igreja da Assembleia de Deus Zona Norte. Uma nova história que mudou a realidade do evangelho no Estado do Amapá. Houve um incrível crescimento e expansão de igrejas que se espalhavam no Amapá e Pará.
A nova Catedral é o símbolo de um novo tempo de sonhos maiores, de desafios missionários e evangelísticos, e ela passa também a ser a sede da COMADEZON. O sonho de concluir a construção da Catedral, o maior templo evangélico do Amapá, aconteceu com sua inauguração às dezoito e trinta minutos do dia 27 de julho de 2019. Hoje a Convenção da Assembleia de Deus Zona Norte conta com milhares de membros e obreiros, incluindo auxiliares, diáconos, presbíteros, missionários, evangelistas e pastores distribuídos em dezenas de templos, principalmente nos Estados do Amapá e Pará.
Estamos vivendo um tempo de união, crescimento espiritual, fortalecimento das missões na Amazônia e expansão dos trabalhos. Deus tem levantado nesta última hora uma nação de escolhidos e escolhidas para conduzir as várias frentes de avanço sob a liderança do Pastor Dimas Leite Rabelo. Nós, como igreja do Senhor, somos engrenagens importantes no funcionamento desta grande obra. Hoje a COMADEZON está presente em dezenas de regiões urbanas em todo Amapá, regiões ribeirinhas, vilas isoladas, áreas indígenas da vasta Amazônia e do nosso vasto Brasil. Enfim, o desafio da COMADEZON é continuar levando a Palavra da Verdade onde houver uma alma sedenta do salvífico evangelho de Jesus Cristo.
Esta história continua sendo escrita, dia após dia, pelas mãos de cada um que aceitou o chamado do Senhor em sua vida e continua a fazer a diferença nesta geração da última hora. Avante servos do Deus altíssimo! Avante obreiros e obreiras do Senhor! Avante Assembleia de Deus Zona Norte! Toda honra e toda Glória sejam dadas ao nosso Senhor Jesus, dono e arquiteto desta grande obra, deste sonho que se tornou realidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.