Bem vindo ao blog da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá

Bem vindo ao Blog da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Relação extraoficial de inscritos na AGO da CGADB


























Por Pr. Geremias do Couto          

Antes de tratar da relação extraoficial de inscritos na próxima AGO da CGADB, publicada no rodapé da postagem, ou mesmo antes que alguém me pergunte porque insisto em publicar postagens relacionadas às eleições na organização, deixe-me passar duas informações básicas a meu respeito. Sou ministro filiado à CGADB desde 1977, sob o número 3866, com a minha anualidade devidamente paga, e exerço a vocação por chamada divina. Atuo também como jornalista, devidamente registrado no Ministério do Trabalho, sob o número 18.387, Livro 84, folhas 83, o que me credencia a exercer a função em qualquer âmbito da comunicação, inclusive no mundo virtual.

A primeira prerrogativa me dá o direito estatutário de saber o que se passa na organização da qual sou associado. Isso vale para todos os demais que a ela pertencem, não importa se vinculados há muitos anos ou se tenham sidos os últimos filiados dentro do prazo estatutário, que sempre cai no último dia útil de setembro do ano anterior às eleições. Direitos e deveres são iguais para todos.

A segunda prerrogativa me garante a liberdade de investigar a informação, torná-la transparente e circulá-la para que, entre outras finalidades, ninguém seja tolhido em seus direitos. Em outras palavras, simplesmente cumpro o meu dever no exercício pleno do que me assegura a Constituição Brasileira. Para tanto, vou em busca de fontes confiáveis que disponham de dados para o que, na profissão, chamamos de jornalismo investigativo.

Dito isto, vamos ao ponto:

Na última postagem, aventei a possibilidade de surgirem novos questionamentos "até mesmo em relação às inscrições, visto que, segundo o edital, o prazo terminou no dia 28 de dezembro às 19:00hs e há convenções em que quase a metade de seus filiados, os quais baixaram os respectivos boletos pela internet, não teriam feito qualquer pagamento pelo sistema bancário até esse horário". E acrescentei: "Se a lista final a ser divulgada no dia quatro tiver números discrepantes, veremos outro embate".

Soube depois que a divulgação oficial está prevista para esta segunda-feira. Aguardemos. De qualquer modo, à luz do edital só valem as inscrições, cujo pagamento do boleto bancário tenha sido feito na data estipulada e dentro do prazo legal, isto é, até às 19:00hs. Quem pagou depois desse horário ou fez depósito diretamente na conta da CGADB legalmente estão impedidos de participar da próxima AGO. Até mesmo aqueles que pagaram em suas respectivas convenções estaduais, mas os seus tesoureiros não tiveram o cuidado de transferir os pagamentos à CGADB mediante os boletos bancários específicos também estão prejudicados.

No meu caso, para evitar transtornos de última hora, já que não conseguia emitir o boleto através do portal da CGADB, por faltar no cadastro o número do meu CPF, fui até a sede, no Rio de Janeiro, pelo menos duas semanas antes, e lá mesmo emiti o documento, fui à agência bancária mais próxima e fiz o pagamento.

Esses esclarecimentos se fazem necessários, porque, como disse acima, há convenções onde mais da metade (ou um pouco acima) dos filiados que emitiram boletos não constavam os seus respectivos pagamentos dentro do prazo legal. Cito três casos emblemáticos: 1) COMADEMAT, 726 boletos emitidos, 130 boletos pagos; 2) CONFRADESP, 4601 boletos emitidos, 2774 pagos, e CEMADERON, 430 boletos emitidos, 224 pagos.

Essa relação extraoficial teria sido passada ao pastor Samuel Câmara no dia 28 de setembro, às 19:20hs, portanto, 20 minutos depois do prazo legal, não só com os dados há pouco mencionados, mas com todos os outros referentes às demais convenções. Se eles forem verdadeiros, como acredito que sejam, e os números oficiais a serem apresentados nesta segunda-feira estiverem muito diferentes, a Mesa Diretora da CGADB terá de oferecer explicações plausíveis para essas discrepâncias.

Publico abaixo, em três blocos distintos, a listagem oficial que teria sido repassada ao candidato do chapa oponente. Nela constam: o código da Convenção, a unidade da federação respectiva, o número de boletos que teriam sido emitidos e o número de boletos que teriam sido pagos.

PS. Corre nos bastidores que o número de inscrições pagas poderia cair de 22.268, como registrado abaixo, para próximo de 19.000, porque muitos pastores, ao emitirem os seus boletos, teriam pagado apenas uma ou duas anuidades vencidas, ao invés de pagarem a taxa de inscrição para a AGO. Antevejo uma enxurrada de recursos à Comissão Eleitoral.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...