Prof Josivaldo Rabelo, fundador e líder da UJAMA |
Hoje é um dia especial, um momento de celebrar a existência de alguém que se tornou parte da história da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá e um exemplo brilhante de dedicação, liderança e amor: Josivaldo Amoras Rabelo. Ele primogênito entre os sete filhos do Pr Dimas Leite Rabelo e Prª Clarice Amoras Rabelo. Josivaldo Amoras Rabelo, é amapaense, nasceu no dia 16/11/1967, em uma pequena comunidade chamada à época de Vila Nova, às margens do Rio Araguari, em um lugar onde hoje fica o Município de Cutias do Araguari, que naquela época fazia parte do Município de Macapá. Em meio às jornadas da vida, Josivaldo se tornou um jovem dedicado às coisas de Deus, deixando uma marca indelével não só como líder, mas também como professor de língua portuguesa e literatura atuando como professor concursado da rede de ensino do Estado do Amapá.
A história de Josivaldo Amoras Rabelo é uma história de persistência, um capítulo vibrante interligado a um legado notável, iniciado com a chegada marcante do seu pai, Pastor Dimas Leite Rabelo a Macapá, em um dia histórico, 10 de dezembro de 1988. O Pastor Dimas, juntamente com sua esposa e seus seis filhos, desembarcou na cidade, proveniente de Ferreira Gomes, onde exercera o pastorado e até mesmo se candidatara a prefeito, perdendo por uma diferença mínima de apenas 5 votos. Esse episódio serviu como um sinal divino, guiando o seu destino em direção a Macapá, onde um novo capítulo estava prestes a começar.
A chegada da família Rabelo marcou o início de uma jornada desafiadora, especialmente ao se estabelecerem no bairro Jardim Felicidade I, uma localidade periférica carente de infraestrutura básica. Apesar das dificuldades iniciais, o Pastor Dimas não permitiu que nada abalasse sua fé e esperança. Nesse cenário desafiador, com falta de luz elétrica e água tratada, o sonho de estabelecer uma obra religiosa tomava forma.
1º da esquerda para a direita, Josivaldo Rabelo, é o primogênito da Família Rabelo |
A Prª Clarice Rabelo, esposa do Pr. Dimas, assumiu a direção do Círculo de Oração, desempenhando um papel fundamental e continuando à frente desse importante grupo até os dias atuais. O trabalho dinâmico e incansável do humilde servo de Deus logo se refletiu no crescimento da pequena igreja, que rapidamente se tornou pequena para abrigar todos os fiéis, resultando na necessidade de construir um templo maior.
Assim, em 6 de junho de 1989, um novo templo em alvenaria, mais espaçoso e confortável, foi inaugurado pelo Pastor Dimas Leite Rabelo na Av. Antônio Carlos Reis, 3202, no Jardim Felicidade I. Ele foi o fundador e implementador da igreja nesse endereço, que mais tarde seria conhecida como Assembleia de Deus Zona Norte, marcando uma virada na história e congregando uma juventude cada vez maior.
Josivaldo Rabelo no 1º templo de madeira da AD Zona Norte |
O filho mais velho do Pr Dimas Rabelo, o jovem Josivaldo Rabelo, cria então a UMADJAF – União de Mocidade da Assembleia de Deus do Campo Jardim Felicidade – que foi formada, unindo a primeira congregação e os primeiros conjuntos, Novas de Paz e Fonte da Vida, sob a liderança visionária deste jovem, plantando uma semente que não pararia mais de se multiplicar.
1º grupo de jovens da UMADEJAF |
O avanço e crescimento da obra foram constantes. Em 1999, a Assembleia de Deus do Jardim Felicidade se transformou na Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá, com a criação do estatuto e regimento interno próprios, já contando com 8 congregações. Novos desafios surgiram, grandes congressos foram realizados, e multidões encontraram o caminho para Cristo.
Em 2001, a expansão continuou, novas metas foram estabelecidas, e várias congregações, já somando 10 no total, e sob a liderança do Prof Josivaldo Rabelo, a UMADEJAF passa a chamar de UJAMA – União de Jovens Assembleianos em Macapá, em uma visão de expansão e avanço, demonstrando o compromisso contínuo com a juventude e sua influência positiva na sociedade.
A jornada para a construção da Catedral da Assembleia de Deus Zona Norte começou em 2 de novembro de 2003. Esse templo majestoso se tornou o maior das Assembleias de Deus no Amapá, abrigando uma nova geração de jovens adoradores, enquanto obreiros e membros se levantavam para impactar vidas com um renovado avivamento espiritual.
Em 20 de novembro de 2009, a COMADEZON foi fundada pelo Pr. Dimas Leite Rabelo, abrindo caminho para uma expansão ainda mais significativa. Surgia então a COMEDEZON (Convenção das Assembleias de Deus Ministério Zona Norte), um marco que transformou a realidade do evangelho no Estado do Amapá. E o Prof Josivaldo Rabelo cria então a UJADEZON, União Jovens Assembleianos da Conveção da Assembleia de Deus Zona Norte, visto que agora os conjuntos de jovens se multiplicavam fora de Macapá, em outros municípios, Estados e Países, onde existem igrejas ligadas a COMADEZON. De 24 congregações iniciais, o crescimento foi colossal, atingindo dezenas de templos em apenas uma década, um testemunho do progresso e do trabalho árduo liderado pelas mãos visionárias do grande administrador e pastor presidente, Reverendo Dimas Leite Rabelo e tendo a frente da Juventude o Prof Josivaldo Rabelo.
O grupo jovem não parava de crescer |
A COMADEZON e por conseguinte a UJADEZON, sob a liderança do Pr. Dimas e do Prof Josivaldo, respectivamente, se tornaram uma força significativa, espalhando-se por várias regiões urbanas, áreas ribeirinhas, vilas isoladas e até áreas indígenas. A jornada agora é continuar levando a Palavra da Verdade a cada alma sedenta pelo evangelho salvador.
Josivaldo Amoras Rabelo, filho desse notável líder religioso, cresceu sob a sombra da grandiosidade dessas realizações desafiadoras. Sua própria trajetória na organização e liderança do grupo de jovens da Assembleia de Deus Zona Norte, desde 1988 até os dias de hoje, reflete o legado de dedicação, fé e compromisso que seu pai, o Pr. Dimas Leite Rabelo, deixou como herança para as gerações futuras.
Hoje, como um dos pilares fundamentais da comunidade religiosa, Josivaldo continua a erguer a bandeira da fé, liderando e orientando os jovens, seguindo os passos inspiradores do legado que foi construído por seu pai. A história de vida de Josivaldo se entrelaça profundamente com a narrativa de fé, perseverança e expansão da obra deixada pelo Pastor Dimas Leite Rabelo.
Esta jornada de bênçãos, crescimento espiritual e expansão dos trabalhos é um testemunho vivo do poder transformador da fé e do comprometimento incansável com a propagação do evangelho, uma herança preciosa que continua a moldar não apenas a história da igreja, mas também a vida de incontáveis jovens tocados e transformados pelo amor e pela mensagem de esperança. São centenas de testemunhos de mudanças de vida, de transformações da vida de jovens que foram arrancados das garras de Satanás para experimentarem uma vida de fé e transformação em Jesus Cristo.
Josivaldo Amoras Rabelo, ao lado de seu pai, é um símbolo dessa continuidade, trabalhando incansavelmente para manter vivo o legado de fé e serviço à comunidade jovem, fortalecendo o caminho que foi trilhado e preparando o terreno para as gerações vindouras. Em sua vida particular, é um tio amado por seus sobrinhos, pois está sempre muito presente, com uma dedicação extraordinária. Está presente em todas as decisões que envolvem a organização, planejamento de festividades e do avanço de cada passo da Assembleia de Deus Zona Norte. Ao longo dos anos, sua dedicação incansável resultou na realização de inúmeros congressos, festividades e na formação de diversos grupos de jovens em diferentes congregações, moldando o cenário religioso da região.
Além de seu papel notável na comunidade religiosa, Josivaldo é reconhecido por suas habilidades como professor de literatura e língua portuguesa, transmitindo conhecimento e inspiração para as gerações futuras. Sua influência como educador vai além das salas de aula, pois ele é também um exemplo valioso como irmão, tio e cunhado, deixando uma marca de afeto e cuidado por onde passa.
A história de Josivaldo Amoras Rabelo está entrelaçada com a própria história da igreja local. Sua dedicação incansável, sua ética de trabalho, sua honestidade e sua devoção à obra de Deus são qualidades que inspiram e elevam a todos que têm a sorte de cruzar seu caminho.
Neste dia especial, desejamos ao Prof. Josivaldo toda a felicidade do mundo, que os anos vindouros sejam repletos de saúde, amor e prosperidade. Que Deus continue a abençoá-lo ricamente, concedendo-lhe sabedoria para continuar sendo uma luz na vida de tantos. Parabéns, Josivaldo! Que seu legado continue a brilhar e a impactar positivamente a vida daqueles ao seu redor.
Texto: Gesiel Oliveira, diretor do Departamento de comunicação e mídias da COMADEZON
UJAMA 2012 |
UJAMA 2012 |
UJAMA 2013 |
UJAMA 2013 com Anderson Freire na Catedral |
UJAMA 2013 com Anderson Freire na Catedral |
Quadra da Escola Jardim I - UMADJAF |
1º Templo da Assembleia de Deus no Jardim Felicidade |
Conjunto Novas de Paz no segundo templo da AD Zona Norte na Av Antônio Carlos Reis, 3202 - Jardim I |
Família Rabelo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.