53 BRINCADEIRAS E DINÂMICAS INFANTIS
AD ZONA NORTE
– DEPTO ENSINO RELIGIOSO
Pr GESIEL OLIVEIRA
NOME: CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos
que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os
olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro
latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao
centro.
NOME: QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes,
loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos,
sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao
alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma
entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá
identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
NOME: TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um
colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se
levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o
cego tentará adivinhar quem o tocou.
NOME: COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo,
pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam
a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a
bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina
estar com a bola. Se errar repete o jogo.
NOME: GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a
imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em
círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a
garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este
deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou
professor.
NOME: COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo
na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar
morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo
determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida,
ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.
NOME: O CACHORRO E O OSSO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado
ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um
objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o
professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o
osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao
acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for
adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.
NOME: O MICO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando
dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada
“MICO”
Execução: ao sinal de início, os
alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o
mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que
uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos
evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la
sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é
apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro
até ser substituído.
NOME: ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora,
ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente
formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas
vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os
dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um
número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o
jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número
que já saiu, também irá sair.
NOME: ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se
determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem
gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que
cometer algum engano pagará prenda no final.
NOME: JOGO DO PUM
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção e pronta
reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos
na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se
seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O
aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo
toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.
NOME: DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia,
obaservação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno
que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o
grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à
medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
NOME: AI VAI O GANSO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os
sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra
Formação: fileira
Execução:
o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá
“Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o
ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as
fileiras.
NOME: JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala,
gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em
círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a
brincadeira cantando: Meu limão, meu
limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a
canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.
NOME: JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas,
giz, etc
Formação: em pé, formando um
círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará
para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem
passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome
dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos
objetos em um tempo determinado.
NOME: BOM DIA
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio
com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo
caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados
identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.
NOME: CÍRCULOS UNIFICADORES
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Pronta reação e
atenção
MATERIAL: Disco, toca-fitas
LOCAL: Ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao
som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente
determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando
fica somente um prisioneiro no círculo.
NOME: PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez,
agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição
fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada
coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos
deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna
contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
NOME: CORRER EM CIRCUITO
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva
(hand e basquete)
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 fileiras frente a
frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse
da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste
momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da
bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao
outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a
tarefa primeiro.
NOME: PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a
bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras (alunos em
círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização: 2 fileiras frente a
frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois
alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das
extremidades, na luta central que separa as fileiras.
Execução: ao sinal, o aluno nº 1
de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse
da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e
o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição
inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola,
abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.
NOME: DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE: 7 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço
em relação a objetos e pessoas
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: grupos de 3
Organização: três alunos
sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
Execução: o fugitivo
levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que
tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a
atividade trocando os papéis.
NOME: JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação,
coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo,
mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos
vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início,
Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará
pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
NOME: BOLA DO CAÇADOR
IDADE: 7 e 9 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade motora,
rapidez, atenção
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livres
Organização: livres na quadra, um
aluno de posse da bola será o caçador
vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega.
O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes
a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam
caçados.
NOME: REVEZAMENTO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de
comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a
frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um
bastão.
Execução: ao sinal, correrão,
descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao
companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o
exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão
primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.
NOME: CORRA SEU URSO
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez,
agilidade
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras à frente de
uma linha a 10 metros,
a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira
gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço
(dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem
entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão
o urso pegar.
NOME: BOLA AO CENTRO
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza,
reflexo
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os alunos do círculo
central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução: ao sinal, os números 2
correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do
companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará
de lugar.
NOME: BOLA AOS 4 CANTOS
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora,
espírito de equipe, reflexo
MATERIAL: Bola de tênis -
preferencialmente
LOCAL: Quadra
Formação: 2 colunas
Organização: 2 alunos de cada
equipe nos cantos da quadra
Execução: ao sinal, o professor
dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversário.
Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra.
Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.
NOME: DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras
aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras
será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os
alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se.
O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.
NOME: CROQUET
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza,
atenção
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente
a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas
estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos
de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um
zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a
tarefa em primeiro lugar.
NOME: MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e
reflexo
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: os alunos numerados
de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um
dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado
deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança
deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao
centro.
NOME: FUTEBOL COM AS MÃO
(Cuidado)
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de
braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livre – 2 equipes
Organização: livre – o professor
ao centro fará, bola ao alto.
Execução: cada equipe procurará
somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será
sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de
gols.
NOME: CORRER EM COLUNA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr
em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: colunas
Organização: 2 colunas à frente
de uma linha de partida, na posição sentados
Execução: ao sinal “já” os alunos
saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os
demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro
estiver na posição inicial sentada em silêncio.
NOME: APANHAR O LENÇO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras
numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número.
Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando
levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois
pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver
maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no
primeiro.
NOME: CORRIDA DE DUPLAS
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à
frente de cada coluna distante 7
m, alunos atrás da linha de partida.
Execução: o 1º aluno de cada
fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão,
correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à
retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso.
Até que todos tenham corrido 2 a
2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.
NOME: COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um
do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão
seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas
se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno
procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar
pagará prenda.
NOME: IDENTIFICAR OS GRUPOS
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção,
rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre
Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de
cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo
grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.
NOME: QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra
Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas
atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor
disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão
rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a
posição inicial.
NOME: CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2
círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão
em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois
círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre
as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no
final.
NOME: CABEÇA PEGA RABO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Perspicácia
LOCAL: Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais
colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros
alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se
esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir
pegar o rabo, por último.
NOME: PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de
comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
MATERIAL: Cadeiras
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias
cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira
fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem
companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que
piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se
abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.
NOME: COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual,
reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de
posse da bola
Execução: passar a bola em
zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um
ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares
fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).
NOME: BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos,
visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço
que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo,
ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do
círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem
com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir
trocará de lugar com o aluno que arremessou.
NOME: BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora,
espírito de equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball
(bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 a 2 frente a frente. Os
adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola
em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar
ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior
nº de pontos dentro de um tempo determinado.
NOME: PROCURA UM PAR
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos
concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora
correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o
círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.
NOME: ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em
semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do
centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for
apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao
centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar
os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será
substituído pelo primeiro do semi-círculo.
NOME: CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os
colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá:
cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os
alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar:
“trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se
colocar no lugar de um companheiro.
NOME: AVIÃO PEGADOR
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder
ativo, imitação
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente
na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados
lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno
pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão
em um só pé com os braços elevados lateralmente.
NOME: A BOLA DO GUARDA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos
um ao centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no
centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no
centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e
reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.
NOME: JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de
movimentos, atenção, observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: duas fileiras frente a
frente, 2 m
(em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se
defrontam são sócios.
Organização:
Execução: ao sinal, deverão
trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas,
direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto
arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha,
no fim de um determinado tempo.
NOME: MARCHA DOS JORNAIS
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Flexibilidade,
coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a
linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando
a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da
primeira.
Execução: ao sinal, os alunos
colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela.
Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem
a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha
e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada
em primeiro lugar.
NOME: BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculos de
pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do
centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as
pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar,
este aluno sairá do círculo.
NOME: TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas,
astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a
frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as
mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma
das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1
tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.
NOME: BOLA AO CÍRCULO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade,
honestidade, rapidez de reação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos
distantes 3 m
um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes
do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
Execução: ao sinal, os alunos
iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos
passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto:
Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.
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